4 Curiosidades sobre Canários

1. Não existe uma única espécie de canário

São muitas as espécies conhecidas popularmente como canário. Só no Brasil, já foram registradas oito espécies nativas: saí-canário, canário-andino-negro, canário-da-terra-verdadeiro, canário-do-amazonas, canário-do-brejo, canário-do-campo, canário-do-mato e canário-rasteiro.

No entanto, a espécie mais popular em cativeiro é o canário-belga. Única espécie de canário considerada doméstica, ela também é a única que não exige autorização do IBAMA para ser criada em casa.

2. O Brasil realmente tem um Canarinho Pistola!

As espécies de canário podem ser muito diferentes entre si. Isso, não só na aparência, como também no comportamento.  Sucesso nas redes sociais desde que foi lançado pela CBF, em 2016, o Canarinho Pistola passa longe do temperamento dócil dos canários domésticos. Mas saiba que ele tem um correspondente na nossa fauna!

Nativo do Brasil, o canário-da-terra tem coloração amarelo-esverdeada, canto melodioso e é muito conhecido por ser naturalmente territorialista e brigão. Bem parecido com o mascote da nossa seleção!

3. Mas, em casa, convivemos mais com um canário amoroso

Já o canário-belga, considerado doméstico, é o contrário. Muito dócil, ele adora estar na companhia do tutor e de outros canarinhos, mas sempre fique atento com o convívio em uma gaiola só.

Afetuosos e inteligentes, podem ficar triste quando passam muito tempo sozinhos. Além disso, são capazes de reconhecer a voz de seus tutores e costumam fazer festa ao escutá-la, emitindo cantos ou piados.

4. Eles são muito inteligentes e podem aprender truques

Os psitacídeos não são as únicas aves domésticas capazes de aprender com o reforço positivo! Bastante curioso e inteligente, o canário-belga também memoriza truques e pode te impressionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *